Manchas nas folhas das orquídeas: como tratar

  • 16 de outubro de 2018
  • Categoria: Dicas
Orquídeas são plantas conhecidas por serem resistentes, que dificilmente ficam doentes. Se aparecerem manchas circulares em tons de castanhos, marrons ou avermelhadas nas folhas, não se desespere. Elas indicam que uma doença causada por fungos, bactérias, vírus e até mesmo por queimaduras - que podem ser causadas pelo sol ou por respingos de produtos químicos - está atacando sua planta.

As orquídeas até podem continuar crescendo com a doença se progredindo lentamente, porém, o melhor a se fazer é tomar precauções para tratar o mais rápido possível. Não se precipite: é muito importante que você tenha certeza da causa das manchas em sua orquídea, assim, você não corre o risco de intoxicar suas plantas com produtos químicos. De maneira geral, as doenças fúngicas e bacterianas são bem oportunistas, elas surgem quando a planta fica muito exposta à água, tanto em períodos de chuva quanto a excesso de regas, ou algum outro fator que impede a boa drenagem do substrato das plantas. Aliado a esses fatores, estão casos como baixa ventilação e iluminação deficiente. 

Para prevenir, separamos umas dicas:

? Não coloque uma orquídea recém-chegada junto das outras. Mantenha em um local semelhante, mas afastado, para ela se adaptar e ter tempo de mostrar alguma doença; 
? Esterilize o material que você utiliza para cuidar das diferentes orquídeas. Assim, você não corre risco de transmitir doenças para as outras;
? Dê espaço para as plantas. Um bom espaço entre cada garante uma boa ventilação e reduz a disseminação de pragas.

Como tratar orquídeas com manchas

As orquídeas não conseguem regenerar suas próprias folhas. Dessa forma, corte a parte afetada pela doença com uma boa margem de segurança, além da parte saudável que está em torno da mancha. Muitas vezes o agente causador da doença já se espalhou pelos tecidos, logo, é muito importante não ter pena da plantinha e cortar por precaução.  Se necessário corte a folha inteira. 

Se a mancha apresentada for pequena e limitada, pare aí! Leve a sua planta para um local separado das demais, reduza as regas por alguns dias ou semanas e veja como ela irá se desenvolver. Se além dos cortes aparecerem várias manchas, será necessário usar um fungicida de ação tópica ou sistêmica, e até mesmo a limpeza do substrato da planta. Os fungicidas tópicos simples podem ser encontrados em lojas de jardinagem.  Caso o problema persista de forma grave, você deverá consultar um especialista, como um engenheiro agrônomo. 

Gostou das dicas? Se essas manchas aparecerem nas suas orquídeas, você já saberá como tratar! Até a próxima.
Comentários
Voltar para a página inicial