O que é adubação foliar? Descubra agora!

  • 11 de outubro de 2018
  • Categoria: Dicas
Já sabemos que a adubação é um dos processos mais importantes para o crescimento saudável das plantas. Afinal, ele tem como finalidade a reposição de nutrientes que irão auxiliar no crescimento do seu jardim ou plantação. Para que as plantas possam se desenvolver sem problema algum, a adubação é obrigatória. Mas você conhece a adubação foliar? Este é um método não tão conhecido, mas o Jardim das Ideias vai te trazer mais informações. Continue lendo para descobrir

O que é adubação foliar 

Adubação foliar é um tipo de adubação onde o fertilizante é aplicado diretamente sobre as folhas, uma forma de complementar a feita no solo, porque não renova os nutrientes já encontrados na terra e, por consequência, não substitui a adubação solar. 

Para crescerem bem e saudáveis, as plantas necessitam de nutrientes, assim como nós precisamos de vitaminas e minerais. Os principais nutrientes que elas necessitam são o Nitrogênio (N), o Fósforo (P) e o Potássio (K), denominados “macronutrientes”. As plantas também precisam de quantidades muito pequenas de nutrientes, como o Zinco (Zn), o Ferro (Fe), o Boro (B), entre outras que são chamadas de “micronutrientes”, e são os que a adubação foliar repõe às plantas. 

Adubação foliar substitui outras práticas? 

Não se engane e ache que aplicar os nutrientes por adubação foliar irá substituir as aduções feitas por terra. Podemos comparar a ação da aplicação a uma injeção na veia, quando aplicada, os nutrientes são rapidamente absorvidos e utilizados pela planta. Eles se espalham pela planta em questão de horas e quando aplicado pelo solo demora dias. Assim, ao notarmos problemas quanto à nutrição, a solução pode ser aplicada rapidamente para evitar mais complicações. 

Para prevenir, você pode aplicar os adubos foliares de tempos em tempos nas plantas da sua casa. Basta comprar o adubo foliar, diluir em água nas proporções indicadas na embalagem e aplicar como spray.  Vale ressaltar que a aplicação não pode ser durante horários muito quentes, pois a água pode evaporar o que fará com que a planta não absorva os nutrientes do adubo foliar.

O que você achou? #Partiu jardinagem?! Até a próxima. 
Comentários
Voltar para a página inicial