Pimenta dedo-de-moça: saiba mais sobre essa gostosa ardidinha

  • 27 de setembro de 2018
  • Categoria: Dicas
Quem aqui curte um sabor mais apimentado nos pratos? A pimenta dedo-de-moça, de nome científico capsicum baccatum, é muito utilizada em receitas culinárias, molhos e temperos, sendo responsável por uma ardência toda especial.

Ela pode ser encontrada líquida, moída, desidratada, em conserva ou fresca. Seu sabor ardente é o principal atrativo para os amantes de pimenta. Entre seus benefícios, é rica em vitaminas A, C e E, age como antioxidante e auxilia a digestão.

Além de ser usada como condimento, a pimenta dedo-de-moça é muito utilizada na ornamentação. Quando amadurecida, sua cor é de vermelho vivo, embelezado jardins e canteiros. 

Veja aqui dicas de como cultivar a dedo-de-moça, também conhecida como pimenta-aji

1. Esse tipo de pimenta adora climas quentes! Se você vive em regiões mais frias, procure iniciar seu cultivo no verão;
2. Garanta um solo leve, fértil e bem drenado. Lembre-se que solos encharcados favorecem o apodrecimento das raízes e o aparecimento de pragas e doenças;
3. É possível cultivá-las em vasos ou diretamente no solo. No caso de vasos, opte por realizar o plantio com sementes, que podem ser encontradas em casas especializadas. Quando as mudinhas apresentarem entre 4 e 6 folhas, deve-se mudar de recipiente;
4. Em ambas opções, a poda deve ser feita após o período de frutificação, para estimular a produtividade da planta;
5. As pimentas dedo-de-moça estão prontas para colheita quando atingirem o tamanho máximo, de aproximadamente 7 centímetros, e possuírem a cor vermelho vivo;
6. A colheita é feita cerca de 50 a 60 dias após a floração. Em locais mais quentes, o desenvolvimento pode ser mais rápido. Fique de olho nas suas pimentinhas para fazer a colheita no momento certo! 

E pronto! Agora você já pode cultivar a sua própria pimenta dedo-de-moça e garantir um toque todo especial às suas invenções culinárias! Curtiu a dica? Compartilhe com seus amigos. Até a próxima! 
Comentários
Voltar para a página inicial