Tipos de tomates que podem ser plantados num jardim

  • 12 de setembro de 2018
  • Categoria: Dicas
O tomate é um alimento muito versátil que pode ser consumido tanto sozinho quanto como acompanhamento, sendo um ótimo ingrediente em receitas! Possui diversos benefícios para a saúde, pois é rico em ferro, cálcio e vitaminas A e C. Para começar a cultivar tomates em seu jardim, é necessário prestar atenção em alguns fatores: 

Tipos de tomate

Existem 4 tipos de tomate que podem ser cultivados em jardins.

O tomate Coração de Boi, também conhecido como Caqui, possui um tamanho grande e é muito usado em saladas e sanduíches, sendo facilmente encontrado em mercados. Gosta de pegar sol e precisa de regas abundantes, mas sem exageros. Sua colheita é feita entre 60 e 90 dias após o plantio.

O Tomate Redondo possui um tamanho médio e é muito suculento. Precisa de, pelo menos, 4 horas de sol por dia. Seu tempo de colheita é entre 70 e 80 dias após o plantio.

O Tomate Italiano, também conhecido como Chucha, possui um formato mais alongado e poucas sementes, além de ter um gosto mais adocicado. Essas características fazem com que ele seja ótimo para molhos! Necessitam somente de 1 rega por dia, no início da manhã ou no final da tarde. Seu tempo de colheita é de, aproximadamente, 75 dias.

Por fim, o Tomate Cereja, também conhecido como Cherry, é bem menor que os outros tipos, além de ser o tipo mais doce. É ótimo para saladas, aperitivos e ornamento de pratos mais sofisticados, podendo ser consumido inteiro. Necessita de 4 horas de sol por dia e devem ser regado a cada 3 dias. Seu tempo de colheita é feito entre 65 e 70 dias após seu plantio.

Plantio de tomates

O tomate pode ser semeado durante a primavera e em um local coberto. Depois que atingir 10 cm de altura, deve ser podado para que continue forte e saudável durante o seu crescimento.

Além disso, o tomate pode ser envasado, mas deve-se tomar cuidado para que os vasos sejam grandes o suficiente para acomodarem as raízes. O transporte de mudas para vasos maiores pode prejudicar o crescimento das plantas. Os tomares envasados não podem ter mais de 10 cm e a indicação é que sejam amarrados em uma estaca, para que cresçam saudáveis e não entortem com o peso dos frutos.

Seja qual for o plantio escolhido, deve-se garantir um solo rico em matéria orgânica, além de ter um bom escoamento para garantir um cultivo bem-sucedido! Mesmo gostando bastante de sol, os tomates devem ser protegidos de calor excessivo e trocas bruscas de temperatura.

A colheita dos tomates deve ser feita sempre que estiverem amadurecidos e vermelhos. Para não danificar o tomateiro, gire o fruto até que se solte de seu ramo. Em clima frio, é possível colher o tomate ainda verde e deixar que amadureçam em um local com muito sol.

Esperamos que as dicas lhe ajudem a ter um jardim ainda mais colorido e delicioso! Até a próxima!
Comentários
Voltar para a página inicial