Cipó-alho: mil e uma utilidades

  • 04 de setembro de 2018
  • Categoria: Dicas
Com nome científico Mansoa alliacea, o cipó-alho é da mesma família dos Ipês. Também conhecido como Cipó-de-alho e Alho-da-mata, é originário da Floresta Amazônica, mas foi expandido para diversos países, como Índia, África do Sul, EUA e em outros lugares cujo clima é tropical. 

Cipó-alho: características

Esta planta atinge até 3 metros de altura, tendo diversos caules que se entrelaçam entre si para servirem como sustentação da planta.

Suas flores são lisas e florescem mais de uma vez ao ano, normalmente desabrocham em um tom de lilás e, de acordo com o tempo, o tom vai mudando para mais claro. A floração, na maioria dos casos, dura em torno de uma semana.

O seu cultivo deve ser feito sob sol pleno ou meia sombra, tendo uma irrigação regular. Esta espécie tolera frio de lugares subtropicais, desde que as temperaturas não fiquem abaixo de 0°C. Para um crescimento mais saudável, deve-se ter o contato diário diretamente com a luz solar.

Cipó-alho: curiosidades

Um fato curioso sobre esta espécie é que o seu crescimento é moderado, não atingindo as proporções de outras trepadeiras da mesma família. Ela acaba sendo ideal para estruturas menores, mais leves, como treliças, e também em coroamentos de muros, cercas e afins. 

Outra curiosidade muito legal desta espécie é a sua importância medicinal para os povos indígenas da Amazônia. Suas folhas são comestíveis e utilizadas em diferentes modos de temperos por ter um sabor semelhante ao alho. Além disso, é possível aproveitar ainda mais a planta, usando o seu óleo como fixador de perfumes ou repelentes de insetos.

Agora que você já sabe tudo sobre esta espécie, basta adicionar em suas decorações a beleza desta planta. Você encontra o cipó-alho em qualquer estabelecimento especializado em jardinagem.

Gostou desde artigo? Aqui em nosso blog tem muitos outros esperando pela sua leitura. Siga a gente em nossas redes sociais para ficar por dentro de qualquer novidade. ? 
Comentários
Voltar para a página inicial