2 receitas caseiras para o jardim doentinho

  • 09 de agosto de 2018
  • Categoria: Dicas
O seu jardim - antes perfeito e sempre florido - está apresentando características diferentes? Folhas murchas, desenvolvimento lento e a presença de um pó branco sobre as mudas são novas realidades? Se você respondeu “sim” para essa pergunta, saiba que o seu espaço verde está sendo atacado por alguma doença.

Não é preciso se preocupar, assim como as pragas, as doenças das plantas podem ser combatidas com medidas simples e ingredientes que você provavelmente já tem em casa. Abaixo, veja mais detalhes sobre estes invasores e também confira receitas caseiras que são efetivas e darão uma cara nova para o seu jardim. 

3 inimigos do jardim saudável

Fungos: mantem-se intactos na terra enquanto aguardam o plantio de uma nova muda. Existem aproximadamente 10 mil espécies. Proliferam-se rapidamente e costumam atacar as partes mais sensíveis de uma planta. 

Bactérias: são menos frequentes e mais devastadoras. As infecções por bactérias costumam surgir em ambientes com clima tempo e úmido – já que esta é a condição ideal para o seu desenvolvimento. Costumam ser transportadas na água – rega ou chuva – e por animais.

Vírus: podem ser contraídos por machucados existentes no caule das plantas. São extremamente pequenos e só se reproduzem quando instalados nas células da muda. Podem ser combinados a outros microrganismos em um mesmo ataque.  Não existe cura. 

2 receitas caseiras

Chá de camomila: o ingrediente perfeito para eliminar fungos.
Modo de Preparo: coloque um litro de água para ferver. Assim que estiver pronto, coloque 50 gramas de flores de camomila. Deixe a mistura repousar por três dias – tempo necessário para que as substâncias desse chá fiquem concentradas. Lembre-se de mexer com a ajuda de uma colher por até quatro vezes ao dia. 
Coe com muito cuidado para não desperdiçar o líquido. Coloque o chá em um borrifador. Aplique sobre a planta que está apresentando o fungo. 

Própolis: o destruidor natural de bactérias. 
O extrato de própolis é ingrediente efetivo para o combate de microrganismos como bactérias. Ao identificar essa doença em seu jardim, realize a limpeza das mudas e aplique o líquido na região afetada. Os resultados serão visíveis ao longo do tratamento. 

Agora que você já sabe como combater doenças no seu jardim, siga ligado em nosso Blog. Todo o dia tem novidade. Esperamos você! 
Comentários
Voltar para a página inicial