Descubra quais as melhores espécies para utilizar em terrários fechados

  • 07 de agosto de 2018
  • Categoria: Dicas
Você já ouviu falar nos terrários fechados? Uma ótima opção para ambientes onde se têm pouco espaço, estes minijardins em recipientes de vidro ou cerâmica são belos e cada vez mais vão ganhando os corações dos apaixonados por jardinagem.
Um ponto muito importante na construção do seu minijardim é saber exatamente quais plantas são propícias para o plantio. Usando as espécies certas, as chances do seu terrário ficar lindo por um longo período de tempo e necessitando de pouca manutenção são enormes. Vamos saber um pouquinho mais de como iniciar a construção do seu?

Especificamente neste tipo de terrário, a umidade é na maioria das vezes alta. Logo, é necessário selecionar plantas que se adequem a este tipo de ambiente, para que você não tenha problemas mais tarde. Neste caso, o calor faz com que a água presente evapore, por consequência se condensando nas paredes da estrutura para, em seguida, escorrer até o substrato.

É importante também definir qual será o local em que ele ficará posicionado, pois a quantidade de iluminação que ele receberá diariamente faz com que as espécies variem de um tipo para outro.

Para deixá-lo com uma aparência mais atraente, procure sempre combinar plantas com diferentes alturas, cores e tamanhos das folhas. Espécies semelhantes irão tornar a sua decoração entediante.

Plantas para terrários fechados com muita iluminação:

Coração-magoado (Iresine herbstii): arbusto com folhagem arredondadas de cor roxa, perfeita para contrastar com as demais plantas. Está planta pode ser cultivada de pleno sol e se multiplica por estacas.

Violeta-africana (Saintpaulia ionantha): planta delicada, porém rústica e de fácil cultivo. No geral, suas folhas são de tonalidade verde e em formato de coração. Da mesma maneira, as flores podem ter diversas cores e formatos, variando o seu estilo.

Musgo-tapete (Selaginella kraussiana): espécie de característica rasteira, com folhagens delicadas e verdes, bem ornamental. Ela é muito usada na jardinagem como forração ou para fazer acabamentos.

Plantas para terrários fechados com pouca iluminação:

Planta-alumínio (Pilea cadierei): com textura herbácea, esta planta é muito apreciada pela sua folhagem decorativa. Esta planta atinge até 25 cm de altura, portanto é necessário garantir que o seu espaço para o terrário supra este tamanho.

Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata): uma herbácea muito resistente, excelente para o seu minijardim por requerer baixa manutenção. Ela multiplica-se por divisão de touceiras.

Véu-de-noiva (Gibasis pelúcida): herbácea delicada com muitas ramificações. A cada nó, podem crescer novas raízes se em contato com o terreno. Suas flores são pequenas e seu fruto é do tipo cápsula com sementes de cor castanha.

Se você ainda tinha dúvidas de como iniciar um terrário e quais as plantas corretas para usar, pode deixar aqui nos comentários. Para mais dicas, acompanhe o nosso blog! ? 
Comentários
Voltar para a página inicial