Nelumbo nucifera: conheça mais sobre a flor de lótus

  • 03 de agosto de 2018
  • Categoria: Dicas
Muito utilizada na medicina e também na culinária tradicional asiática, a flor de lótus é um vegetal aquático que traz consigo diversos significados religiosos. Hoje vamos explorar um pouco mais sobre esta plantinha tão amada pelos amantes da natureza.
Informações sobre a flor de lótus 

A planta é de origem asiática, tendo o título de Flor Nacional da Índia e representando um símbolo de pureza nas tradições budistas e hindus. Seu nome científico é Nelumbo nucifera, mas é conhecida popularmente como lótus, flor de lótus, loto-índico e também lótus-índico.

Significado da flor de lótus

Quem já conhece esta linda planta, provavelmente se impressionou com a sua beleza emergindo dos lugares lamacentos em que ela habita. Por este motivo, a flor passou a ser associada à pureza e beleza. Já para os antigos egípcios o seu significado era um pouco diferente. Segundo eles, a planta fazia referência ao sol, por conta de seu comportamento, fechando suas flores para afundar nas águas no período da noite e, depois de um tempo, florescendo lentamente pela manhã.

Como cultivar flor de lótus

 A espécie é de pequeno porte, alcançando uma altura média de 50 centímetros acima do nível da água, onde é cultivada. Uma das suas principais características é o seu caule, que fica submerso, enquanto as flores ficam emersas, flutuando sobre a água. Suas folhas têm a capacidade de repelir a poeira e micro-organismos sozinhas, ou seja, é como se a planta se auto limpasse.

Para realizar o plantio em seu jardim particular, é preciso simular o ambiente natural da planta para que ela não sofra com o habitat. Um modo de fazer isso é cultiva-la com terra ao fundo e água sobre a mesma. Após a germinação da flor, ela não exige maiores cuidados.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a flor de lótus, cultive ela em seu jardim. Para mais artigos como estes, basta ficar por dentro das nossas redes sociais e também do nosso blog. ? 
Comentários
Voltar para a página inicial