Confira dicas para cultivar rosas em apartamentos

  • 14 de dezembro de 2017
  • Categoria: Dicas
A rosa é uma das flores mais populares do mundo e, por simbolizar a paixão, é um grande sucesso entre os casais.  Elas pertencem á família Rosaceae e são arbustos ou trepadeiras, providas de acúleos - espinhos. As suas folhas são simples e partidas em 5 ou 7 lóbulos, já as flores são na maioria das vezes solitárias.  

Hoje em dia existe uma variedade imensa de formatos, tanto no aspecto vegetativo como no floral. Através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos, as flores foram se modificando, criando diversas espécies com mais aroma, pétalas e cores. Vamos às dicas para ter essa linda espécie em nossa casa?

Escolha o vaso correto: 

Por possuir grandes raízes, as rosas precisam ser cultivadas em torno de 30 cm de profundidade, pois assim elas conseguem absorver a água e captar os nutrientes necessários para florescer. 

Iluminação:

Um dos grandes desafios de cultivar rosas em apartamentos é a falta de iluminação necessária para a planta. Por isso, deixe-a em algum local com bastante exposição solar diária. 

Solo e adubação:

Adapta-se na maioria dos solos e a única exigência é que ele seja rico em matéria orgânica e possua drenagem adequada. Faça uma mistura de 40% de terra, 40% de húmus e 20% de areia. Essa mistura é ótima para o cultivo das rosas.

Rega:

A roseira deve ser regada diariamente ate a primeira folhagem aparecer. No verão é necessário que você regue de 2 a 3 vezes por semana, já no inverno uma vez por semana é o suficiente.  Molhe sempre o caule e nunca as flores, pois pode favorecer o surgimento de doenças.  

A poda também é muito importante. Sempre que surgir folhas secas, corte o galho abaixo das pétalas. Assim você ajuda no crescimento do novo botão. 

Essas dicas são maravilhosas para cultivar essa belezinha na sua casa ou apartamento, não é? Mãos à obra? Abraços e até a próxima. 
Comentários
Voltar para a página inicial