Curiosidades

A Romãnzeira

A romã é ainda pouco cultivada pelos produtores de frutas, mas me chamou atenção como, umas semanas atrás, apareceu nas prateleiras dos supermercados. É que essa fruta está relacionada à prosperidade e a sorte, pelo menos é o que as pessoas acreditam aqui no Brasil, que comem as sementes no final do ano e deixam algumas para serem guardadas, bem escondidinhas, na carteira, junto ao din din.

A tradição judaica nos conta que a romã foi uma das sete frutas pelas quais a terra de Israel foi abençoada e é comum colocar sementes da fruta embaixo do travesseiro, em Rosh Hashaná (Ano Novo Judaico), para que as mitzvot (boas ações e preceitos) se multipliquem como elas. O próprio Profeta Maomé recomendava o consumo da fruta dizendo “Comei a romã que ela purga a mente da inveja e do rancor”. Pois é, no Irã e naquelas terras quentes do Oriente Médio é que essa arvoreta aparece nos quintais com a mesma freqüência que a nossa goiabeira pelos nossos.

Junto com a uva e o figo formam a trilogia das frutíferas mais antigas cultivadas pelo homem. Graças aos mouros foram levadas para o Sul da Espanha e daí, popularizadas em todo o Mediterrâneo. A fruta tem antioxidantes que são úteis na prevenção de doenças cardíacas. Segundo o herbário chinês, o suco da romã aumenta a longevidade e há comprovação científica de que é um antibiótico natural eficaz. O chá feito com as folhas é usado para curar infecções da garganta e diarréias.

No paisagismo a Púnica granatum Var. nana que não passa de um arbustinho com 70 cm de altura é cada vez mais popular com suas flores simples ou dobradas que podem ser vermelhas e até matizadas de branco. A outra forma é a típica com uma altura de mais ou menos 3 ou 4 m.

No Oriente existem dezenas de variedades, como acontece por aqui com a maçã, com a manga ou com a banana. Em Bagdá a hamar, a aswad e a halwa são as mais consumidas, já na Jordânia a preferência recai na salami, seguida da ragawi, da halu, da aswad e da amlai.

Ela gosta de solos úmidos e de bastante calor, principalmente na época de maduração dos frutos. Aqui no nosso país infelizmente sofre com a antracnose que é um fungo que, mesmo combatido, deixa os frutos cobertos com manchas pretas, que muitas vezes chegam a provocar a rachadura das frutas.

A fruta, mesmo em câmaras refrigeradas durante cinco ou seis meses, não detém o seu processo de amadurecimento, inclusive as sementes ficam mais tenras; talvez o lado negativo seja que a casca perde um pouco de brilho, mais nada que comprometa o aspecto da fruta.

A granadina, feita com o suco da fruta, é um xarope pouco conhecido entre nós. Pena, porque é uma delícia, e o fato de não ser alcoólico e interessante, porque desse modo pode ser usado em sobremesas e sorvetes, ou com água gasificada e gelo, como refrigerante.

Autor: Raul Cânovas

04 de fevereiro de 2010

141 comentários

Carregando...
  • Ana Paula comentou dia 09 de fevereiro:

    Acho que todos já fizemos esta supertição de ano novo. Eu sempre fazia, mais depois que a romã começou a custas os olhos da cara, só mesmo pegando no pé do vizinho. bjs vasosepanelas.blogspot.com

  • neuse fiebig lippert comentou dia 04 de março:

    Eu tenho um pé de romã faz 2 anos que comprei como enxertada mas não segura se quer uma flor e dai não da frutos oque eu tenho de fazer pra ela segurar as flores? dedsde ja agradeço
    NEUSE

  • jair barbeiro comentou dia 17 de setembro:

    Eu tenho um pé de romã faz 2 anos (em vaso grande)que comprei como enxertada com uma fruta, depois desta não segura mais as flores e dai não da frutos o que eu tenho de fazer pra ela segurar as flores? desde ja agradeço
    jair ( mauá, abc de são paulo)

  • Jardim das Ideias comentou dia 21 de setembro:

    Vamos lá Jair,

    Se o problema é segurar as flores, deve pulverizar a romãzeira com BioGain Florada, da Rigrantec: www.rigrantec.com.br . É um fertilizante organomineral líquido, à base de algas marinas, aditivado com cálcio e boro. Ele vai induzir a floração e aumentará a fixação dos frutos.

    Abraços,

  • Ariel Sant´Ana comentou dia 12 de novembro:

    Tenho 2 pergunta:
    1 - Tenho um pé de romã em um vaso que está maravilhoso enche de flores mas não dá frutos, o que devo fazer?
    2 - Tenho um enorme caramajão de caquis doce na minha chacara mas os frutos secam e cai dop pe´o que faço?

  • Raul Cânovas comentou dia 12 de novembro:

    Respondo Ariel,

    1. Seguramente a romã precisa de nutrientes, para frutificar em abundancia. Use:
    * Fertilizante Forth Frutas, 150g a cada 60 dias.
    * Farinha de ossos, 300g, uma vez por ano.

    2. Já, o caquizeiro tanto pode estar com problema de desnutrição, como alguma praga ou doença. Faça o seguinte:
    * Aplique 1kg de esterco de galinha.
    * Adube pulverizando a parte aérea e, também o solo, com Kristalon 06-12-36 + micronutrientes, seguindo as instruções da bula. Este fertilizante contém boro e a falta dele malogra os frutos.
    * Pulverize o caquizeiro, 3 vezes, uma por semana, com calda bordalesa, ela poderá controlar possíveis doenças fúngicas.

    Abraços,

  • Iria Medeiros Teixeira comentou dia 26 de dezembro:

    Gostei de ler o artigo e lamento não ter procurado informação antes.Há uns 9 anos trouxe de Israel 2 sementes de uma romã deliciosa que comi.Plantei e uma delas vingou mas até hoje não deu flor e obviamente não frutificou.Está sempre verdinha mas não passa de uns 40 cm. de altura.Confesso que nunca usei adubo pensando que o se se planta no solo não carecia. O sr. pode ajudar a salvar meu pé de romã?
    Feliz Ano Novo.
    Atenciosamente.
    Iria M. Teixeira

  • Raul Cânovas comentou dia 28 de dezembro:

    Claro, Iria.

    A planta desenvolve em qualquer tipo de solo, entretanto cresce mais e melhor e produz mais em solos soltos, com boa drenagem, ricos em matéria orgânica. Normalmente a planta inicia a produção 2 a 3 anos após o plantio e não exige cuidados especiais para manter boa produtividade durante vários anos.

    Para frutificar precisa de sol. A adubação em outono é a mais importante para incentivar a romã a produzir flores na primavera. Os adubos indicados para conseguir uma florada boa e conseqüentemente uma boa frutificação são aqueles ricos em Fósforo, podendo ser adubos líquidos por via foliar ou sólidos na terra. Prefira N-P-K 04-24-10 + micro com: Mg, Zn,

    Felicidades para você também!

  • milton t asano comentou dia 13 de janeiro:

    tenho 1500pes de romanzeiras estou com problemas de pintas pequenas nas frutas ea queda de folhas com frutos em faze de enchimento, geralmente caem depois de alguns dias de chuva, como posso evitar essa queda das folhas? a minha romã e da variedade grauda . obrigado.

  • sissa comentou dia 16 de janeiro:

    quero orientação técnica para plaio de romã no estado de santa catarina

  • RICKY VIEIRA comentou dia 18 de fevereiro:

    Olá, possuo um pé de romã de aproximadamente 1 1/2 de idade, plantado no jardim de casa com mais de 1,70m. O pé já teve várias florações, porém as flores caem e os frutos não se formam. Nunca adubei a planta, o que devo fazer para ter flôres que permaneçam no pé até virarem frutos ?

  • Raul Cânovas comentou dia 21 de fevereiro:

    Vai fazer o seguinte Ricky,

    Para suprir a deficiência, principalmente, de potássio:

    * Aplique 300g de FORTH Plantio na projeção da copa, formando um círculo. Para penetrar melhor fure o solo a cada 15 cm de forma oblíqua. Repita 90 dias depois.
    * Juntamente com esse fertilizante, espalhe o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha, livres de restos de gordura e/ou sal.
    * Durante o florescimento e enchimento dos frutos, pulverize com adubo foliar da Kristalon, na fórmula 15 - 05 - 30 + micro.

    Seguramente esse problema de abortamento será corrigido e poderá usufruir de seus frutos.

    Abraços,

  • Raul Cânovas comentou dia 22 de fevereiro:

    Sissa,

    A romãzeira (Púnica granatum) se adapta bem ao clima de seu Estado. Faça assim:

    * Abra uma cova de 60 x 60 x 60 cm, de forma cúbica.
    * No fundo dela polvilhe 500 g de calcário dolomítico, afofe o solo e cubra com uma camada de solo vegetal
    * Preencha com uma mistura 50% de solo e 50% de substrato, enriquecido com 200 g de Yoorin Máster.
    * Plante a muda e regue-a diariamente, nos primeiros 15 dias.



    Abraços,

  • Lucas Araujo comentou dia 24 de março:

    Goastaria de saber que adubo devo colocar em uma romanzera que a cinco anos so da flor
    desde já muito obrigado.
    Lucas

  • Raul Cânovas comentou dia 25 de março:

    Oi Lucas,
    Isto depende de uma série de fatores:

    1. Qual é a região onde está plantada?
    2. Como é o solo? Argiloso, arenoso?
    3. E o pH é baixo?

    Sabe, Lucas, um diagnóstico é baseado em evidências, em algo que nos forneça indícios que auxiliem uma avaliação do problema. O fato de ela florescer e não frutificar deixa uma série de dúvidas.
    Em todo caso, não quero parecer excessivamente pragmático e lhe aconselharia uma adubação com estes elementos, que devem ser incorporados ao solo, na projeção da copa:

    1. 150 g de Superfosfato simples.
    2. 200 g de cloreto de potássio.
    3. 1 kg de farinha de ossos.
    Na época da floração pulverize a romãzeira com Kristalon, na fórmula 06-12-36, conforme a bula do produto.

    É certeza que os frutos, a não ser por um problema genético, vão surgir.

    Abraços,

  • José Antonio comentou dia 22 de abril:

    Tenho um pé de romã em meu jardim,que produzia frutos grandes e sadios;mas de algum tempo prá cá,está perdendoos as folhas e os frutos estão feios com pintinhas pretas e não desenvolvem.O que devo fazer?

  • Raul Cânovas comentou dia 26 de abril:

    Oi José Antônio,

    É provável que alguma deficiência nutricional aliada a um fungo ocasione esse problema. As manchas nas folhas e nos frutos da romã­zeira podem indicar antracnose. Em locais úmidos, as manchas escuras são comuns e as folhas ficam amarelas e caem. Para controlar o problema, faça podas leves abrindo a copa, para deixar entrar a luminosidade, e podas de limpeza, retirando as folhas amarelas, para inibir o avanço do fungo.

    A falta de potássio é responsável, pelo menos em parte, pela anomalia. Se a romãzeira for adulta faça o seguinte;

    Pulverize a muda com calda bordalesa 3 vezes, uma por semana.

    Aplique 400g de FORTH Plantio na projeção da copa, formando um círculo. Para penetrar melhor fure o solo a cada 15 cm de forma oblíqua. Repita 90 dias depois.

    Juntamente com esse fertilizante espalhe o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha, livres de restos de gordura e/ou sal.

    Durante o florescimento e enchimento dos frutos, pulverize com adubo foliar da Kristalon, na fórmula 15 - 05 - 30 + micro.

    Abraços,

  • Jonas Paleari comentou dia 31 de maio:

    Bom dia
    Gostaria que me informassem o que devo colocar no solo para que as flores não caiam para que haja a produção do fruto.
    No aguardo da sua resposta, agradeço
    Jonas

  • Raul Cânovas comentou dia 01 de junho:

    Oi Jonas,

    O fósforo, o cálcio e o magnésio são fundamentais. Aplique Yoorin Máster no solo.

    Abraços,

  • Rodrigo comentou dia 12 de junho:

    Parabens pelo site... me ajudou muito, continue com o otimo trabalho.

  • Ludgero Neves de Farias comentou dia 15 de junho:

    Preciso encontrar semente de romã, mas tenho procurado sem sucesso nenhum, moro em Palhoça em Santa Catarina , ja procurei por muitos Supermercaso porem sem sucesso, talves alquem pode me ajudar. obrigado

  • Raul Cânovas comentou dia 20 de junho:

    Oi Ludgero,

    Consultando nosso cadastro descobri alguns fornecedores que talvez trabalhem com sementes de romã:

    www.sementesmm.com.br
    www.mercadolivre.com.br
    www.hotfrog.com.br/Produtos/Mudas/SC

    Seguramente vai encontrá-las junto a esses fornecedores.

    Abraços,

  • Daniel comentou dia 16 de outubro:

    Olá,tenho um pé de Romã de 2 anos,no primeiro ano de frutas retirei todas,como me informou o vendedor,nese segundo ano de florada retirei o excesso deixando apenas algumas e agora simplesmente as que deixei estão caindo,o local pega sol praticamente o dia todo,rego sempre que passar uns dias sem chuva,o solo na base da planta coloco restos de grama pra manter a umidade do solo,o que pode estar acontecendo?

  • ernestina ferreira de oliveira comentou dia 17 de outubro:

    tenho 03 pes de romã, eles dão as flores mas logo elas caem,e não produzem frutos,gostaria de saber como devo proceder para conseguir os frutos,desde de já fico agradecida.

  • Raul Cânovas comentou dia 18 de outubro:

    Oi Daniel,
    Isto pode indicar uma deficiência nutricional, elementos como: potássio, cálcio e zinco, quando escassos ocasionam a queda dos frutos. Pulverize a muda com fertilizante foliar 6-12-36 + micronutrientes da Kristalon e misture ao solo o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.
    Abraços,

  • Raul Cânovas comentou dia 19 de outubro:

    OK Ernestina,
    Para segurar essa florada faça assim:

    * Aplique 300g de FORTH Plantio na projeção da copa, formando um círculo. Para penetrar melhor fure o solo a cada 15 cm de forma oblíqua. Repita 90 dias depois.
    * Juntamente com esse fertilizante, espalhe o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha, livres de restos de gordura e/ou sal e 300 g de farinha de ossos;
    * Durante o florescimento e enchimento dos frutos, pulverize com adubo foliar da Kristalon, na fórmula 6 - 12 - 36 + micro.
    Seguramente esse problema de abortamento será corrigido e poderá desfrutar de saborosas romãs.
    Abraços,

  • mercedes aonso pereira comentou dia 16 de novembro:

    tenho um pé de romã caregou de flor este ano .mais caiu tudo sera que falta adubos esse foi o primeiro. ano que deu flores carregou tanto que os galhos.se abrio mais caiu me ajude?

  • Welton Regis de Castro comentou dia 28 de novembro:

    Bom dia! gostaria de saber como evitar a queda da flor da romã, pois o pé produz muita flor + qdo vai formar o fruto cai. Que devo fazer para ter a sequencia flor/fruto. Obrigado, aguardo

  • Raul Cânovas comentou dia 30 de novembro:

    Olá Welton,
    Pode observar acima, que já respondi a, pelo menos, uma questão parecida, Para segurar essa florada proceda da seguinte maneira:

    * Aplique 300g de FORTH Plantio na projeção da copa, formando um círculo. Para penetrar melhor fure o solo a cada 15 cm de forma oblíqua. Repita 90 dias depois.
    * Juntamente com esse fertilizante, espalhe o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha, livres de restos de gordura e/ou sal e 300 g de farinha de ossos;
    * Durante o florescimento e maturação dos frutos, pulverize com fertilizante foliar da Kristalon, na fórmula 6 - 12 - 36 + micro.
    Seguramente esse problema será corrigido e poderá comer esse frutos logo.
    Abraços,

  • RITA LUZIETE comentou dia 20 de dezembro:

    gostaria de saber, porque meu romanzeiro, dá flores e elas caem e não fica frutos, este pé de romã e novo, procuro cuidar bem dele, faço a poda dos galhos., molho, e não entendo porque não dá o fruto.

  • Raul Cânovas comentou dia 21 de dezembro:

    Curiosamente Rita, são muitas as pessoas que já perguntaram isto. Eu aconselho que:

    * Use Yoorin Máster, um fertilizante rico em fósforo, cálcio e magnésio;
    Incorpore junto com ele o equivalente a 5 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura;
    * Pulverize a planta, durante a florada, com BioGain Florada, da Rigrantec: www.rigrantec.com.br

    Acho que isto vai resolver,

    Abraços,

  • Claudio Rio comentou dia 30 de dezembro:

    Gostraia de informação sobre q transfer

  • Claudio Rio comentou dia 30 de dezembro:

    Gostraia de informação sobre q transfer

  • Claudio Rio comentou dia 30 de dezembro:

    Gostraia de informação sobre q transfer

  • Claudio Rio comentou dia 30 de dezembro:

    Gostaria de saber como e qual a melhor época do ano para fazer um transfer de um pé de romã adulto, de aproximadamente 03 metros, já produzindo, pois não esta recebendo sol no local que esta hoje. Obrigado

  • Raul Cânovas comentou dia 30 de dezembro:

    Bom dia Claudio,

    A época adequada para o transplante da muda depende, basicamente, da região. No entanto a romãzeira descansa no inverno, quando perde um pouco de folhas. É nesse período que essa operação deve ser feita, acompanhada de uma poda leve.

    Abraços,

  • Ana Elisa Carvalho comentou dia 15 de janeiro:

    Tenho uma romanzeira que foi plantada em um local ensolarado porem sujeito a ventos. Moro na região serrana e chove muito quando a romã está crescendo. Ano passado haviam 25 flores, cairam na sua maioria e vingaram dois frutos. Em fevereiro de 2011 estes dois frutos, após uma enchente, se abriram e cairam (podres?). Neste ano cairam muitas flores(25) e sobraram 6 frutos, mas até agora não amadureceram (estamos no dia 15 de janeiro). Estes frutos frutificaram depois de usei Forth frutas. Mas quando devo colhê-los? Quando estiverem com a casca vermelha? Eles estão grandes mas com a casca verde -devo colhe-los agora? Muito obrigada pela resposta.

  • Ana Elisa Carvalho comentou dia 17 de janeiro:

    Ainda não obtive uma resposta de vcs. e, já querendo abusar, acrescento outras dúvidas: posso colher as romãs durente o processo de amadurecimento e guardar na geladeira? Elas continuam a amadurecer então? Outra dúvida: quando devo aplicar o fertilizante indicado, o Yoorin Master? Após a frutificação e poda de limpeza? Obrigada!

  • Raul Cânovas comentou dia 17 de janeiro:

    Vamos por partes Ana Elisa,

    A romãzeira se dá bem em regiões serranas e pelo que diz o Forth Frutas estimulou a florada. Penso que a queda das flores se deva a deficiência de potássio e os frutos malogrados a insetos, como mosca-das-frutas ou até falta de boro. Mas, pelo que conta, este ano o pé tem seis frutos o que já é bem melhor, o ideal é, quando adulta, produzir mais de trinta, que podem ser colhidos antes de sua maturação total, que acontecerá mais tarde.

    No ano próximo, assim que surgirem os primeiros botões, pulverize com Kristalon 06 - 12 – 36, ele possui micronutrientes, como: magnésio, enxofre, boro, cobre, manganês, zinco e molibdênio. Isto fortalece as flores, dando-lhes maior fixação e promove uma frutificação mais sadia.

    Abraços,

  • Ana Elisa Carvalho comentou dia 18 de janeiro:

    Muito obrigada pela ajuda. Com certeza seguirei os seus conselhos. Parabens pelo site !

  • Raul Cânovas comentou dia 18 de janeiro:

    Obrigado Ana Elisa,

    Tomara que consiga frutas doces. Com elas pode fazer um refresco que, na Espanha, é chamado de granadina e é muito popular. Se faz com 1/3 de suco de romã, 2/3 de água com gás, um pouco de açúcar e gelo picado. Uma delicia!

    Abraços,

  • eliane comentou dia 20 de janeiro:

    Tenho um pé de maçã que tem uns 5 anos. Deu muitas frutos. Eu coloco 3 vezes por ano esterco no pé. Também o fertilizante NPK 4-14-8 ou 10-10-10. Mas a um ano que caíram todas as folhas, um galho morreu. Eele tá do mesmo modo desde então. O que pode ser. Ele está em Tiradentes-MG e o terreno é aterro.

  • Raul Cânovas comentou dia 20 de janeiro:

    Olá Eliane,

    Os sintomas que você relata são poucos para diagnosticar o problema. Pode se tratar da podridão do colo, uma doença nas raízes que se manifesta com rachaduras escuras no tronco e ramos e com odor forte. A entomosporiose também ataca a macieira aparecendo primeiro nas folhas e depois nos galhos com lesões e, mais tarde, fendas e rachaduras que ocasionam a queda.

    Aconselho fazer, imediatamente, 3 pulverizações com sulfato de cobre e enviar nos fotos que mostrem de perto as partes afetadas ou consultar um agrônomo em Tiradentes.

    Abraços,

  • nilton neves comentou dia 31 de janeiro:

    tenho uma boa area de terra e pretendo cultivar romãzeiras em alta produção,preciso de orientação pois alguns pés que ja plantei produzem muito bem,frutos bonitos,cor bonita e lisa mas sem doce,quando devo fazer a póda e a adubação.

  • Katia comentou dia 01 de fevereiro:

    Possuo uma romanzeira plantada em vaso. O que devo fazer para que produza frutos? Ela está plantada a mais ou menos 1 ano e agora está florida mas as flores caem com muita facilidade. Parabéns pelo site!!!

  • Raul Cânovas comentou dia 01 de fevereiro:

    Obrigado pelos elogios, Kátia,

    Isto se deve a deficiência de potássio. Adicione ao solo o equivalente a 3 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, afofando bem para que penetre melhor. Complete a nutrição pulverizando a muda com fertilizante foliar 6-12-36 + micronutrientes da Kristalon.

    Abraços,

  • Raul Cânovas comentou dia 03 de fevereiro:

    Muito bom Nilton,

    Mas, se me permite uma sugestão, no seu caso você precisa de uma consultoria profissional. É arriscado aproveitar algumas dicas que posso lhe dar, através de um e-mail, quando aspira uma alta produção dessa fruta.

    Que tal entrar em contato com www.embrapa.br? Eles vão lhe pedir uma série de dados para poder responder suas dúvidas: localização de seu sitio, tamanho da área, número e idade dos pés plantados, variedade, irrigação que está sendo utilizada, pH do solo, estado físico, etc.

    Se quer um rendimento seguro de seu empreendimento, proceda desde o começo de modo profissional.

    De qualquer modo nosso blog estará sempre a sua disposição para ajudá-lo no que precisar.

    Abraços,

  • Michele Solano comentou dia 29 de fevereiro:

    Olá Raul, gostaria de começar um pomar de romã no meu apto, queria saber o que devo fazer... não sei nada sobre essas coisas, mas quero muito aprender. Preciso comprar uma muda de romã ou posso começar com as sementes? Qual tamanho do vaso que preciso usar? O que preciso para começar? Obrigada!!!

  • Raul Cânovas comentou dia 29 de fevereiro:

    Oi Michele,

    A romãnzeira precisa de sol, portanto deve ser cultivada (se tiver) na sacada de seu apartamento ou junto a uma janela que receba o sol da tarde. O ideal é comprar uma muda jovem em fase de desenvolvimento e plantá-la em um vaso com, pelo menos, 50 cm de diâmetro e outro tanto de altura.

    Repare que já respondi a muitas questões sobre ela e nessas respostas poderá encontrar soluções para entender um pouco mais sobre essa espécie.

    Abraços,

  • neuza m.moreira gomes comentou dia 06 de abril:

    porque as flores da minha romanzeira pecam?

  • Dans comentou dia 07 de abril:

    Existe alguma regra na plantacao? Tipo tem que estar aos pares?

  • jorge tenorio lucchesi comentou dia 22 de maio:

    Gostaria de saber em que momento retiro a única romã que vingou de três flores num pequeno romanzeiro que tenho na minha casa?

  • Raul Cânovas comentou dia 22 de maio:

    Olá Jorge,

    É fácil: assim que tomar uma cor avermelhada e começar a trincar a casca por baixo em forma de cruz, é sinal de que as sementes internas ficaram bem vermelhinhas e doces.

  • paulo couto comentou dia 24 de maio:

    muiot interessante a materia

  • Raul Cânovas comentou dia 28 de maio:

    Que bom, Paulo!

    Esperamos contar sempre com a sua presença no blog. Abraços

  • Márcia Taveira comentou dia 20 de julho:

    Gostaria de saber mais um pouco sobre a romã se aqui no Amazonas eu poderia plantar esse fruto e como poderei conseguir uma muda, para palntio.
    No aguardo, Márcia Taveira.

  • Raul Cânovas comentou dia 23 de julho:

    Olá Marcia,

    A romã (Punica granatum) é uma espécie de clima mediterrâneo. Isto é, temperado, com estação seca no verão e temperaturas por volta dos 22º e o inverno é instável e úmido chegando a -3º. Por tanto seu cultivo não é propicio na sua região. Abraços,

  • danilo santos comentou dia 24 de agosto:

    Tenho um pé de Romã em casa, quanto foi no mês de Março o pé começou a secar não parou mais estamos no mês de agosto e está completamente seca, o que devo fazer?

  • Raul Cânovas comentou dia 06 de setembro:

    Bom Danilo,

    Se sua romã está completamente seca, como você nos relata, não há nada que possa ser feito. A muda morreu. Por via das dúvidas, não aproveite a terra onde ela estava plantada, já que pode estar contaminada com algum vírus, bactéria ou fungos.

    Abraços,

  • Bernadete Rocha comentou dia 24 de setembro:

    Prezados Senhores,
    Gostaria muito de uma solução para o meu pé de româ, ela esta totalemnte florida, porém as flores caem quando os frutos começa a se desenvolverem, não sei o que devo fazer.....
    Ficaria muito agradecida por alguma informação a respeito.
    Atenciosamente,
    Bernadete

  • arlete betinassi parro comentou dia 26 de outubro:

    ao comer uma romã, coloquei sementes em vasinhos e elas brotaram, assim tenho em vasos, vários pés de roma. Algumas florecem e outras nao, isso porque sao adubadas por igual. Minha mae pegou uma mudoinha e colocou na sua calçada. É de fazer inveja, dá flores graudas, muitas vezes de 4 a 5 flores no mesmo lugar, e qdo forma a roma, é uma fruta saudável,sem uma mancha siquer e ficariam frutas graúdas se as pessoas que passam nao as roubassem sem que já estejam no ponto de colhêr.
    As minhas dao flores e qdo já estao maiorzinhas caem e so algumas permanecem no pé. Agora vendo todas as respostas acima vou usar o Forth-plantio mas nao sei se uso o Kristalon 6-12-36 ou o15-05-30 . So para completar na da minha mar que está linda e florida, ela nao coloca nenhuma espécie de adubo. Aguardo uma resposta

  • Raul Cânovas comentou dia 01 de novembro:

    Cara Bernardete,

    Note que vários leitores já fizeram a mesma pergunta e, repito que: para segurar a florada deve aplicar BioGain Florada, da Rigrantec, pulverizando a copa da muda.

    Abraços,

  • Gal comentou dia 03 de novembro:

    Boa tarde, tenho um pé de romã plantada em vaso de aprox 1,50 mts, mas as folhas estão caindo muito e ficando somente os galhos, o que posso fazer ? Obrigado

  • moacir elias ribeiro comentou dia 08 de novembro:

    tenho um pe de romas com muita frutas que saber quando posso colher os fruto estao bem vermelho ou tem que aquardar eles rachar

  • luciana santos comentou dia 03 de dezembro:

    meu pé de romã está carregada de frutos,só que de um dia para outro começou a secar o pé. caindo todas as folhas e apodrecendo os galhos,mas os frutos ainda estão pendurados o q posso fazer socorroooooooo.

  • alzira maria de jesus Ro. comentou dia 17 de dezembro:

    gostaria de receber uma dica. Gostei dos informes dos outros.

  • Raul Cânovas comentou dia 17 de dezembro:

    Boa tarde Gal,

    A queda de folhas de sua romã deve-se a a vários motivos:
    Falta ou excesso de água;
    Deficiência nutricional;
    Aplicação de fertilizantes em demasia;
    Doenças causadas por fungos, vírus ou bactérias;
    Pragas: formigas, pulgões, nematoides, etc.
    Só com essa descrição não me é possível recomendar algo que possa salvar sua planta.

    Sinto muito!

    Abraços,

  • Raul Cânovas comentou dia 17 de dezembro:

    Moacir,

    A colheita da romã acontece agora, no verão, a partir de dezembro, sendo o mês de janeiro o pico da safra e os frutos devem ser pegos quando não chegaram no ponto final da maturidade. Não espere, por tanto que rachem.

    Abraços,

  • monica comentou dia 17 de dezembro:

    Meu pe de roma estava lindo mas tenho percebido suas folhas caindo muito, os frutos com pintas pretas. Ha pouco tempo joguei um pouco de calda feita com fumo de rolo, pensando em protege-la de insetos. Nao sei se e por isto ou se e devido a muitas chuvas. Adubo sempre com composto organico muito bom... Pode me ajudar?

  • Gilvanda Teixeira da Silva comentou dia 09 de janeiro:

    Faz dois anos que comprei uma casa e nela tenho um pequeno pomar, incluindo o pé de romã, neste dois anos que moro sempre floriu e deu frutos lindos, mas este ano, observei que deu a flora os frutos foram pequenos e começaram a apodrecer no pé e ele todo parecer que está secando, sem uma folha no pé, todos os galhos estão secos, o pé de romã parece que está morrendo, não gostaria de perder o meu pé de romã, se vcs puderem me ajudar eu agradeço muito.

    Gilvanda - São Paulo capital

  • Maria Helena comentou dia 15 de janeiro:

    Tenho uma romanzeira no meu jardim, que está perdendo muitas folhas. Este ano deu frutos o ano
    todo. Não ví fungos nas suas folhas, mas elas ficam quase amarelas e caem. Tem chovido muito. Pode se excesso de àgua? O que de vo fazer?

  • Roberto comentou dia 18 de janeiro:

    Prezado Raul, tenho um romanzeiro c/ 2 anos. Eu adubei c/ npk 10-10-10 em Setembro. A arvore tem aprox. 2.5 mts de altura e esta' produzindo, porem muitos dos frutos possuem a tal mancha escura e acabam rachando e/ou ficando muito pequenos. Como devo proceder p/ resolver o problema? Obrigado

  • Raul Cânovas comentou dia 28 de janeiro:

    Monica,

    Modere as regas, polvilhe a terra com pó de carvão e pulverize com sulfato de cobre para combater isso que, ao que parece, são fungos. Adube com NPK 4-14-8, apenas no outono para incentivar a florada.

    Abraços,

  • jose carlos de mesquita comentou dia 28 de janeiro:

    Minha romanzeira está apresentando manchas pretas nos frutos e apodrecendo.
    Que dovo fazer pra solucionar o problema?

  • Raul Cânovas comentou dia 30 de janeiro:

    Luciana,

    Acredito que a esta altura já não há muito que fazer. Sua romã pode sofrer:

    Falta ou excesso de água;
    Falta de nutrientes ;
    Aplicação de fertilizantes em excesso;
    Ataque de fungos, vírus ou bactérias;
    Pragas: formigas, pulgões, nematoides, etc.

    Precisaria de uma descrição melhor ou de fotos, para que possa salvar sua planta.
    Abraços,

  • getulio bravo sanches comentou dia 06 de fevereiro:

    prantei sementes de roman o pe esta dando frutos saborosos,o pe não creceu muito isso e normal apesar k ele esta crecendo aos poucos esta correto? aguardo resposta grato......

  • Raul Cânovas comentou dia 08 de fevereiro:

    Cara Gilvanda,

    É arriscado um diagnostico apenas com esses dados. O pé de romã pode ter sofrido ataque da mosca-branca, de pulgões, cochonilhas e até de fungos. Diminua as regas, aplique o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e 500 g de calcário magnesiano, sob a copa, misturando ao solo numa profundidade de 15 cm e pulverize 3 vezes, quinzenalmente, com enxofre. Talvez este procedimento salve os possíveis problemas de sua árvore.

    Abraços,

  • Raul Cânovas comentou dia 08 de fevereiro:

    Maria Helena,
    É difícil fazer um diagnostico só com essa descrição. O romã pode ter sofrido ataque da mosca-branca, de pulgões, cochonilhas e até de fungos. Regue menos e mais espaçadamente, aplique o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e 500 g de calcário magnesiano, na projeção da copa, misturando ao solo numa profundidade de 15 cm e pulverize 3 vezes, a cada 2 semanas, com enxofre. É provável que o problema com sua romãzeira se solucione.

    Abraços,

  • Raul Cânovas comentou dia 15 de fevereiro:

    Caro Roberto,

    As manchas e os ferimentos nos frutos da romãzeira podem indicar uma doença fúngica conhecida como antracnose. Faça o seguinte:
    Pulverize 3 vezes, semanalmente, com sulfato de cobre;
    Aplique no pé da muda 500 g de calcário magnesiano e 20 g de ácido bórico, bem misturados e incorporados na terra em uma profundidade de 5 cm e a uma distancia de 10 cm do tronco.
    Abraços,

  • Raul Cânovas comentou dia 25 de fevereiro:

    Sim Getulio,

    O tamanho da muda está relacionado a variedade da espécie.

    Abraços,

  • Raul Cânovas comentou dia 26 de fevereiro:

    José Carlos,

    Faça 3 pulverizações com enxofre, uma vez por semana.

    Abraços,

  • maria lucia gomes de souza comentou dia 14 de março:

    tenho um pé de romã anã, estava lindo floriu e deu frutos mas agora as folhas começaram a ficar amareladas e estão todas caindo, os frutos continuam bem não sei o que fazer não quero perder meu pé de romã, notei que antes absorvia toda agua que regava, agora o solo esta umido e não seca o que fazer? desde já agradeço Lúcia

  • Maria de Fátima comentou dia 04 de abril:

    Tenho uma romãzeira com uns 4 a 5 anos de idade. Seus frutos são grandes e eram saudáveis. Nesse ano eles estão grandes vistosos por fora, porém quando estão maduros e são abertos eles estão estragados, com cores escuras e a maioria dos bagos escuros, como se tivessem lagartas. Gostaria de saber o que fazer, já podei, bati veneno, mas continua a mesma coisa. Penso que alguma borboleta bota seus ovos nas flores e quando o fruto amadurece os ovos já eclodiram e os insetos comem os bagos da romã. Espero resposta, obrigada.

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 09 de abril:

    Oi Maria de Fátima,
    Inicialmente procure observar se você consegue enxergar alguma larva no interior dos frutos. Outra coisa a observar é se a parte externa dos frutos está saudável. Doenças como antracnose podem causar deformações ou aberturas na casca, o que favorece a entrada de insetos no interior dos frutos. No link abaixo, você vai encontrar um rol de publicações sobre a mosca das frutas, uma das principais pragas que atacam frutos maduros de diversas fruteiras. Caso você encontre alguma larva, compare as características dela com as fotos que são mostradas nas publicações. Nesse link tem também materiais que ensinam a controlar a mosca das frutas. Pode ser essa a praga que está destruindo tuas frutas.
    http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/simple-search?query=mosca+das+frutas
    Abraço,
    Equipe Jardim das Ideias STIHL.

  • antonio loopes comentou dia 05 de maio:

    o que faço para combater a cor escura do fruto?

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 08 de maio:

    Oi Antônio. Apenas com esta sua pergunta é difícil saber qual pode ser o problema. Caso seja algum fungo, recomendamos aplicar calda bordalesa quinzenalmente. Verifique também se não há insetos sobre a planta. Caso os tenha utilize caldas repelentes, como por exemplo a calda de fumo.
    Avalie sua planta e se tiver dúvidas nos escreva mais sobre o problemas ou atém mesmo envie uma foto.
    Um abraço,
    Equipe Jardim das Ideias STIHL.
    Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

  • flávia pássaro comentou dia 31 de maio:

    Minha vizinha se mudou e jogou uma árvore no entulho que sobrou de sua mudança. eu peguei a árvore, comprei um vaso e terra de jardim, descobri que é um pé de roma ...eu não sei o que aconteceu ...ela perdeu as últimas folhas e parece que está morta..só o tronco e galhos ...que foi que eu fiz errado ? Ela morreu mesmo? :(

  • girley comentou dia 03 de junho:

    Olá td bem!
    tenho um pé de romã carregado, mas a frutas esta saindo com umas pintinhas no casco,a casca fica verde, mas por dentro esta madura,o que vcs me aconselha a fazer,abraço

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 05 de junho:

    Olá Flávia. O que deve ter acontecido é que no momento em que a planta foi arrancada o sistema radicular dela deve ter sido muito danificado. Com isto a planta não conseguiu se adaptar ao ambiente que você preparou. É muito provável que ela tenha, de fato, morrido.
    Um abraço,
    Equipe Jardim das Ideias STIHL.
    Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 05 de junho:

    Olá Girley.
    Pelo seu relato, estas manchas apenas depreciam o visual do fruto. Dessa forma, é interessante avaliar se deves ou não fazer algo. Eu não faria nada. Mas uma alternativa para essas manchas nos frutos, que podem ser causadas por algum fungo, é aplicar calda bordalesa quinzenalmente na planta como um todo. Já fizemos um post aqui no site que ensina como preparar a calda em casa, dá uma olhada http://www.jardimdasideias.com.br/671-calda_bordalesa_

    Um abraço,

    Equipe Jardim das Ideias STIHL.
    Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

  • CARMEN LUCIA COSTA FERREIRA comentou dia 18 de junho:

    TENHO UMA ROMÂNZEIRA ENXERTADA QUE CARREGA DE FLORES MAIS NENHUM FIXA PARA O FRUTO, ME INFORMARAM UM PRODUTO CHADO BIOGAIN FLORATA QUE É MUITO BOM MAIS AQUI NA CIDADE NÃO TEM. COMO POSSO COMPRAR? EXISTE OUTRO PRODUTO MELHOR E DE FÁCIL ACESSO? GRATA PELA ATENÇÃO/CARMEN LUCIA (98) .3246-4317 (98) 8844-4318

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 20 de junho:

    Lucia, a queda de frutos pequenos tem relação direta com a deficiência de cálcio e de água.O ideal nesta situação é que você faça uma aplicação de calcário dolomítico na projeção da copa da planta, use entre 2 a 5 kg, e não deixe faltar água quando a planta floresce.
    Abraço,
    Equipe Jardim das Ideias STIHL.
    Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

  • Tâmara comentou dia 29 de junho:

    Olá, Sr. Raul.
    Meu avô é espanhol, de Granada, e ele plantou uma romãzeira há +/- 10 anos em um jardim amplo e adubado. Ela florece bem e dá frutos grandes e saborosos, mas agora -suponho- estar com Antracnose. Meu avô ficou muito triste e sempre lamenta o acontecido. Vou fazer como o Sr. recomendou nos comentários. Desde já agradeço. Um grande abraço.

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 03 de julho:

    Tâmara, se a romãnzeira está com antracnose uma das formas de combate é a aplicação da Calda Bordalesa. Fizemos um post aqui no Jardim das Ideias que ensina como preparar e a forma de aplicação. Leia neste link: http://www.jardimdasideias.com.br/671-calda_bordalesa
    Abraço,
    Equipe Jardim das Ideias STIHL.
    Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

  • Fernando comentou dia 02 de setembro:

    Boa Dia !!
    eu tenho um pé de romã que foi plantado a mais ou menos 1 ano e ele estava bom forte mais de um tempo pra cá ele secou e nao cresceu as folhas cairam e os galhos ficaram bem secos, nao sei se foi por conta do inverno ou pq a planta morreu preciso de ajuda essa planta tem um grande valor sentimental !!! desde ja agradeço !!! e se puder responder por e-mail ficarei grato !!!

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 06 de setembro:

    Caro Fernando, provavelmente ocorreu alguma doença fúngica ou um ataque de pulgão ou cochonilha, que são insetos. Para estes problemas tem que se trabalhar preventivamente de 03 formas:
    - observando regularmente a presença de anormalidades (folhas doentes e insetos);
    - fazendo aplicação preventiva de fungicidas e inseticidas para plantas ornamentais e
    - evitando regas excessivas.

  • Fernando comentou dia 12 de setembro:

    Bom DIa !! agradeço a resposta, então vc levantou a hipótese dos púlgões e realmentes o vazo da planta estava com mtos mosquitinhos e algumas traças na terra !!!! mais os galhos secaram e acho q morreu tem como reverter essa situação a raiz ainda esta boa !!!

  • Valdete Prestes Pimentel comentou dia 20 de setembro:

    Moro em Parintins, município do Amazonas.Amo a natureza e através de leituras consegui descobrir os benefícios da romã para a saúde, por essa razão resolvi plantar e distribuir mudas. Me realizo divulgado os bens que essa planta oferece ao ser humano.

  • Sandra Ferreira comentou dia 22 de setembro:

    Olá,saudações! as flores saem da Roma...quando o fruto vai sair,ele fica escuro e com uma "espécie de cupim ou farinha" no local e o fruto não desenvolve,o que posso fazer? grata SAndra

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 24 de setembro:

    Elimine  os  galhos  secos  e faça  regas frequentes. Se  a  planta  estiver  viva  irá brotar novamente.

    Abraço,

    Equipe Jardim das Ideias STIHL.

    Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

  • cosme rufino comentou dia 29 de setembro:

    tenho um pe de romã. e apareceu uma largata com um cazulo..comendo toda as folhas.o pe ta ficando feio o que fazer?

  • joao pedro cavalcanti comentou dia 01 de outubro:

    Gostaria de saber porque meu pé de Romã flora mais não bota frutos desde agradeço

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 02 de outubro:

    Elimine  os  galhos  secos  e faça  regas frequentes. Se  a  planta  estiver  viva  irá 

    brotar novamente.

    Abraço,

    Equipe Jardim das Ideias STIHL.

    Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 03 de outubro:

    Olá, João Pedro.
    Geralmente a falta de pegamento de frutos ou o abortamento floral estão relacionadas à deficiência de cálcio na planta. Uma solução de longo prazo é a aplicação de calcário dolomítico na projeção da copa da planta. Utilize uma dose de 0,5 kg/m².
    Dois meses após a aplicação de calcário, aplique NPK 04-14-08 na dose de 200 g/m². Utilize também composto orgânico e húmus na projeção da copa da planta, de modo a aumentar a matéria orgânica do solo.

    Abraço,
    Equipe Jardim das Ideias STIHL.
    Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

  • Maria Rudnitzki comentou dia 19 de outubro:

    Gostaria de saber qual o período certo para fazer a poda e se posso cultivar em vaso de plástico?
    Obrigada.

  • Simone comentou dia 24 de outubro:

    Plantei um pé de romã num vaso de mais ou menos 50 cm de diâmetro, ela esta crescendo bastante deve estar com 1 metro e pouquinho só que não engrossa o que devo fazer ? posso deixar no vaso?

    Grata

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 25 de outubro:

    Olá, Maria. Como é uma planta que não possui período de dormência não existe um período que seja o correto para a poda. Observe dois prováveis períodos: na primavera ou logo após um ciclo de produção. Desde que o vaso possua um tamanho adequado (80 x 80 cm, preferencialmente) ele pode sim ser de plástico.

    Abraço,
    Equipe Jardim das Ideias STIHL.
    Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 01 de novembro:

    Olá, Simone.
    Nossa equipe sugere que você altere o tamanho do vaso. Se for pequeno, é bom transplantar para um maior. No geral o tronco da romanzeira não engrossa muito. Se o substrato onde ela está plantada é fértil, deve estar no seu porte e tamanho normal.

    Abraço,
    Equipe Jardim das Ideias STIHL.
    Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

  • Isabel Balani comentou dia 07 de novembro:

    Plantei um pé de romã em meu jardim espero mais ou menos 3 anos ver seus frutos pois acho muito lindo uma romã com frutos, e então apareceu 3 frutinhos pequeninos na cor amarela; e ai comemorei.
    Os frutos continuaram amarelos e do tamanho de uma pitanga amoleceram com se tivessem maduros.Por que isso; eu conheço romã nascem verdes ficam avermelhadas, só quando madura é que ficam amarelas.

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL. comentou dia 13 de novembro:

    Olá, Isabel.
    Acreditamos que sua planta esteja com deficiência nutricional e não esteja se desenvolvendo plenamente. Procure realizar adubações, pelo menos trimestrais, com adubo orgânico e NPK.
    Abraço,
    Equipe Jardim das Ideias STIHL.
    Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

  • Claudia comentou dia 12 de dezembro:

    Tenho um pé de roa que já deu alguns frutos no ano anterior, mas notei que nesse ano deu algumas flores que cairam e suas folhas estão com ponto de ferrugem, o que devo fazer?

  • Fernando Rodrigues comentou dia 16 de dezembro:

    quando e como fazer uma enxertia de um garfo e romazeira doce, portanto fruteira, numa romazeira brava? Tenho três árvores romazeiras bravas, belas, e queria aproveitá-las para produzir frutos comestíveis

  • Dani comentou dia 26 de janeiro:

    Comprei uma Romã no mercado e das sementes fiz mudas, agora gostaria de saber quanto, tempo leva para um pé de romã dar frutos, quais são os procedimentos para que cresça logo e dê frutos saborosos como do mercado?Abraços...

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 13 de fevereiro:

    Olá Dani,
    Para o cultivo de frutíferas sempre é recomendado comprar mudas prontas de viveiros idôneos que ofereçam material genético de qualidade superior. Fazer simplesmente mudas de sementes compradas em mercado pode ser de sucesso duvidoso. Mas como você já fez as mudas, recomendamos que transplante-as para covas bem adubadas. Pode levar de 2 – 3 anos para começar a frutificação.

    Um abraço,
    Equipe Jardim das Ideias
    *A resposta contou com a colaboração do engenheiro agrônomo Marcelo Klein

  • Maximiller comentou dia 11 de março:

    Tenho um pé de Romã em um vaso carregou de flores depois de frutos as romas são bracas porque acontece isso é a qualidade ou é alguma deficiencia de algum nutriente o que devo fazer. obrigado

  • suzane Nahas comentou dia 14 de março:

    Oiii
    Tenho um pé de romã há uns 4 anos, comprei num horto e plantei primeiro num vaso de cerâmica redondo com uns 30cm de diâmetro. Ela chegou a florescer algumas vezes, mas começou a ter pulgões! De lá pra cá vivi uma guerra de mais de um ano, passando sabão, inseticida e mudei de vaso. Lavei a árvore com água, sabão e depois plantei num vaso de plástico de uns 50 cm de largura. Cheguei a achar muitos piolhos de cobra, matei com SBP. Agora não há doença mas ela também não brota!
    Moro no 5º andar, aqui tem MUITO sol e vento. Como recuperar, minha árvore? Ah, ela tem 1,50cm e agora só tem galhos...
    Obrigada pela orientação!

  • rita comentou dia 20 de março:

    Olá, o meu pé de romã ia muito bem, já tinha até frutos, mas de duas semanas pra cá (sem motivo aparente)os frutos pararam de crescer, e as flores começaram a cair e também estão pequenas, não estão crescendo como antes, a planta parece saldável, sera falta de algum nutriente?
    Desde já agradeço,
    Rita

  • rita comentou dia 25 de março:

    Olá, completando o meu comentário anterior, agora a romanzeira começou a ficar com muitas folhas amarelas com pontas secas e caindo, vocês sabem me dizer o que fazer.
    Muito Obrigada.

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 01 de abril:

    Olá Suzane,
    O ataque sucessivo das pragas deve ter deixado sua planta muito debilitada, sem reservas para emitir novas brotações. Vale ressaltar também que muitos produtos químicos são fitotóxicos às plantas, o que pode estar acontecendo também. No geral, não há muito a fazer a não ser fornecer um ambiente saudável para o crescimento da sua planta que inclui sol, substrato orgânico rico em nutrientes e água.
    Esperamos ter ajudado
    Um abraço,
    Equipe Jardim das Ideias
    *esta resposta contou com a colaboração do engenheiro agrônomo Marcelo Klein

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 01 de abril:

    Olá Rita,
    A deficiência de nutrientes se manifesta lentamente na planta. Nunca é demais fazer adubação orgânica em frutíferas ou flores. Caso você faça adubação agora a planta só vai responder a ela daqui a alguns meses. Ela irá absorver lentamente os nutrientes e, a partir daí, retomar seu crescimento, apresentar um aspecto mais vigoroso. Faça uma boa adubação para a planta produzir melhor nos ciclos seguintes.
    Esperamos ter ajudado
    Um abraço,
    Equipe Jardim das Ideias
    *esta resposta contou com a colaboração do engenheiro agrônomo Marcelo Klein

  • Lucinda comentou dia 10 de abril:

    Solicito informações para combater uma lagarta muito estranha que esta atacando as folhas.

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 23 de abril:

    Olá Lucinda,
    Se for uma ou poucas plantas, recomendo fazer catação manual das lagartas até a eliminação completa da praga.
    Esperamos ter ajudado!
    Um abraço,
    Equipe Jardim das Ideias
    *esta resposta contou com a colaboração do engenheiro agrônomo Marcelo Klein

  • Douglas Vale comentou dia 07 de maio:

    Caríssimo: Gostei das informações, mas não disseram como tratar da antrocnose. Aguardo respostas.

    Att.

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 16 de maio:

    Olá Douglas,
    Calda bordaleza quinzenalmente enquanto persistirem os sintomas da doença.
    Esperamos ter ajudado!
    Um abraço,
    Equipe Jardim das Ideias STIHL
    *esta resposta contou com a colaboração do engenheiro agrônomo Marcelo Klein

  • Joaquim Oliveira comentou dia 28 de junho:

    Boa noite. Estou em Portugal e tenho uma romãzeira que ganha flor mas cai mas é normal a planta ter picos nos ramos?o terreno é argiloso e tem bastante sol. Obrigado pelo esclarecimento.

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 02 de julho:

    Olá Joaquim,
    O não pegamento, no geral, é consequência da deficiência de cálcio. Pode ser corrigida com a adição de calcário ao solo.
    Esperamos ter ajudado!
    Um abraço,
    Equipe Jardim das Ideias
    *colaborou com a resposta o engenheiro agrônomo Marcelo Klein

  • roulien generalli comentou dia 18 de julho:

    Tenho uma arvore de romã, ela deve ter mais ou menos 2 anos de plantada, e uns 2m de altura, mas até agora só da flor e não frutifica. O que pode ser? Está plantada no chão ao ar livre e ensolarada.

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 25 de julho:

    Olá!
    A romãnzeira é uma planta de autopolinizacao. Abortamento floral é causado por deficiência de cálcio que pode ser corrigido com a aplicação de calcário.
    Esperamos ter ajudado!
    Um abraço,
    Equipe Jardim das Ideias
    *colaborou com a resposta o engenheiro agrônomo Marcelo Klein

  • neusa comentou dia 25 de agosto:

    meu pé de romã, era perfeitnho, as frutas eram enormes,mas,de repente, os romãs diminuíam de tamanho,o pior, está dando pintinhas pretas nas frutas,vcs.poderiam me auxiliar?grata

  • alfani alves comentou dia 01 de setembro:

    tenho um plantio de roma de aproximadamente 5500 pes, mas estou tendo problemas em relação ao desenvolvimento das mesmas. atualmante aplico fertiirrigação com adubagem de nitrogênio e F15, porém após dez meses n vi evolução, fiz pesquisas de solo e constatou-se presença de aluminio elevada em algumas áreas o que demanda correção com calcario e talco. Mas ainda necessito de uma solução é possível?

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 16 de setembro:

    Olá Neusa,
    A falta de controle preventivo de pragas e doenças causa esses problemas. Recomendo fazer aplicação quinzenal de calda bordalesa e inseticidas ou caldas repelentes para insetos. Abaixo algumas dicas.
    http://www.agronomianet.com.br/receitas_da_vovo_tabelas2.htm
    Esperamos ter ajudado!
    Um abraço da Equipe Jardim das Ideias
    *colaborou com a resposta o engenheiro agrônomo Marcelo Klein

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 16 de setembro:

    Olá Alfani,
    Pela quantidade de pés, trata-se de um cultivo comercial e que demanda de assistência técnica especializada, constante e presente na sua área. Portanto, uma de suas primeiras medidas para salvar sua plantação é procurar um Engenheiro Agrônomo da sua cidade ou região e contratá-lo para que possa lhe dar consultoria e orientações in loco no seu cultivo.
    Todo cultivo frutícola é exigente no que tange à fertilidade do solo. Dessa forma, antes da implantação de um pomar deve ser feita uma análise do solo detalhada nas profundidades de 0-20 cm e 20-40 cm para identificar as deficiências e limitações que devem ser corrigidas antes da implantação do pomar. O alumínio é um elemento tóxico para as plantas, limitando o crescimento radicular e a disponibilização de nutrientes do solo para as plantas. Ele é neutralizado através da aplicação de calcário, o que deve ser feito no mínimo 03 meses antes do plantio em área total e o mesmo deve ser incorporado ao solo para uma perfeita correção do problema em profundidade. Não existe nenhum produto voltado para a agricultura e correção do solo sob o nome de talco. Apenas o calcário é eficiente nesse processo de correção.
    Esperamos ter ajudado!
    Um abraço da Equipe Jardim das Ideias
    *colaborou com a resposta o engenheiro agrônomo Marcelo Klein

  • Osmar da Silva Braga comentou dia 17 de setembro:

    Bom dia, eu tenho um pé de limão branco de enxerto alguns frutos vinga na maiuira cai quando pequeno o que devo fazer? Outra pergunta e no mesmo pé pode ter ois dois tipos de limão o branco e o galego.

  • Eide comentou dia 20 de setembro:

    Boa noite! Meu pai plantou vários pés de romã, mas as formigas estão cortando todas as folhas, já cortou todas as folhas de 8 mudas. Alguém pode me ajudar? Obrigada

  • Glaucia comentou dia 20 de setembro:

    Tenho plantado em vaso hrande um pé de romã.
    Ele estava lindo, com folhas verdinhas e flores. Agora ele está feio e parece que está secando, como estivesse sendo sugado. Reparei que algumas folhas tem umas gotas branco leite que são gosmenta...oleosa..Não sei bemcomo explicar.Vi também uns bichinhos de cor verde
    que me parecem deixar algo parecido com teia de aranha.
    Amo a minha plantinha. Você pode me ajudar a salva-la?
    Queria mandar uma foto mas não sei como.

  • Mari comentou dia 21 de setembro:

    Ola, tenho um pé de Roma de 1m e 1/2 plantado em uma vaso de 40cm. Apenas da árvore ter crescido, as folhas nao crescem e ficam rapidamente amareladas e caem. Deu flores mas as flores cairam e nao deu frutos. Tb, observei que aparecem botões mas eles secam antes de se desenvolverem. O vaso fica em sol pleno (cerca de 5h por dia). Poderia me ajudar? Obrigada

  • Cristiane Albiero Santana comentou dia 22 de setembro:

    é bom... queria saber se vcs só trabalham com romanzeiras ou tambem trabalha com outro tipo de arvore???

  • jose eudes freire de melo comentou dia 22 de setembro:

    A romã produz em terra que tem sal?

  • LÉIA FERREIRA OLIVEIRA comentou dia 30 de setembro:

    Que maravilha !

  • Denilso Pereira. comentou dia 18 de outubro:

    mudei meu pé de romã de lugar, as folhas estão caindo e amarelou toda, o que fazer p salva la?

  • Domingos comentou dia 21 de outubro:

    eu tenho um pe grande de romã no pateo da casa mas quase não seguras frutos, se enche de flores mas cai quase tudo, com que devo tratar para segurar os frutos??? um abraço