Anis-estrelado: conheça os usos desta planta cheia de benefícios

  • 29 de novembro de 2017
  • Categoria: Dicas
Seja para cuidar da saúde ou dar sabor a uma receita, o anis-estrelado (Illicium verum) é uma espécie versátil e que possui inúmeros benefícios. Original da China, essa iguaria ganhou esse nome pelo formato da sua semente, que se assemelha a uma estrela e que possui aroma similar ao anis (Pimpinella anisum), espécie cuja semente é usada na confeitaria e também dá sabor a licores.

Dentre os benefícios que podemos citar do anis-estrelado estão seu ativo diurético e ação antibacteriana. Também é aliado nas funções relaxantes e – quando em forma de chá – transforma-se em um poderoso indutor de sono. Para quem possui doenças no trato digestivo, o anis-estrelado auxilia também na diminuição de cólicas estomacais e da gastrite.

Seu uso pode ser feito através de chás, óleos extraídos da planta ou até mesmo sua ingestão in natura, para melhora do hálito, por exemplo. O anis-estrelado também pode ser triturado e utilizado como condimento em receitas em caldos, sopas e também em pratos da culinária chinesa.

Além de saboroso, o anis-estrelado também é muito nutritivo! Ele é rico em vitaminas do complexo B, que mantém a saúde das células cerebrais e também do sistema nervoso. Também possui vitamina A, C, proteínas, cálcio, ferro e magnésio. Ou seja: é uma espécie polivalente e que deve ser incorporada na dieta diária!

Aprenda a cultivar em casa

O anis-estrelado é ideal para ser cultivado em regiões quentes e com bastante incidência de luz solar. O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica, com regas frequentes.

Em temperaturas mais baixas, a rega deve ser feita a cada 3 ou 4 semanas. Por ser uma espécie que atinge até 18 metros de altura quando livre para crescimento, seu plantio é recomendado em espaços com grande área livre, como quintais e jardins. 

Agora é a sua vez de participar: quais são seus usos preferidos para o anis-estrelado? Conte para gente e não esqueça de compartilhar este post com os amigos!

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial