Saiba as diferenças entre jardim francês e jardim inglês

  • 27 de novembro de 2017
  • Categoria: Dicas
Jardinagem é uma arte que exige destreza, bom gosto e conhecimento.  Por isso, antes de instalar o jardim, conheça um pouco de teoria.  Dos estilos de jardinagem mais famosos, dois se destacam: o jardim francês e o inglês. Apesar de igualmente elegantes, eles são bem diferentes quanto à técnica e também nas plantas cultivadas. Confira:

Jardim francês
O estilo francês surgiu século 17, época em que os jardins tornaram-se complemento da arquitetura monumental, sempre usando acessórios como chafarizes, lagos, fontes, estatuas e pérgolas em sua estrutura. Uma característica fundamental do jardim francês é a poda escultural das vegetações. As linhas retas, a simetria, a perspectiva e a organização também são alguns pontos fundamentais. Apesar de ter como característica a monumentalidade, pode ser adaptado para espaços pequenos.

Plantas que você pode usar: tuias, rosas e topiarias com buxinhos, viburnos ou murtas.

Jardim inglês
Diferente do estilo francês, o Jardim Inglês é considerado um manifesto contra os padrões rígidos e simétricos, com a intenção de valorizar a paisagem natural, com formas curvas e arredondas. Por ser mais romântico, visa não interferir na natureza através de formas livres e espécies que se desenvolvem naturalmente, sem podas, formando maciços coloridos com flores variadas ou grupos isolados de árvores ou arbustos.

Devido à grande diversidade de clima no Brasil, preste atenção na adaptação de cada espécie na hora de escolher as plantas e flores que vão compor o seu jardim.

Plantas que você pode usar: qualquer espécie (não tropical) que possa se desenvolver naturalmente, sem podas, como árvores em geral, gerânios, jasmim, lavanda, margaridas e agapantos. 

Curtiu saber mais sobre os estilos clássicos de jardinagem? Então você precisa acompanhar nossa página Jardim das Ideias. Compartilhe com seus amigos! Até o próximo post! 
Comentários
Voltar para a página inicial