Como plantar batatas em vasos? Aprenda!

A batata é um dos alimentos mais versáteis da culinária mundial. Frita, assada, recheada ou até mesmo cozida, dificilmente encontramos alguém que não goste desse tubérculo, não é mesmo? E você sabia que é possível cultivar batatas em vasos, na sua casa? Confira o passo a passo aqui no blog Jardim das Ideias!

1. A PREPARAÇÃO: para o plantio são necessárias apenas duas batatas inglesas que já estejam no processo de brota. Esse processo pode ser feito deixando as batatas expostas ao sol por alguns dias, até que os brotos comecem a aparecer na superfície da casca.

2. O TIPO DE VASO: o ideal é que sejam dois baldes de plástico com medidas de 30 centímetros de circunferência e no mínimo 30 de altura. No primeiro, faça furos no fundo e nas laterais, para auxiliar na drenagem da água. Esse balde vai ficar dentro do outro, que servirá com proteção para a terra não escoar.

3. O PLANTIO: coloque algumas pedrinhas no fundo do balde, para auxiliar na drenagem; Depois disso, encha 10 a 15 cm com terra adubada e empurre as batatas na mesma, cobrindo-as com mais 5 centímetros de terra. 

4. O CULTIVO: para que as batatas cresçam, é preciso que a terra esteja sempre úmida, mas não a ponto de apodrecer as raízes. O vaso deve permanecer numa área da casa ou do jardim que tenha bastante luz solar e, assim que os brotos começarem a aparecer, é preciso colocar mais terra, até completar o balde. Mas lembre-se: a terra nunca pode danificar ou soterrar as folhas do broto.

5. A COLHEITA: as batatas estarão prontas para serem colhidas no momento que suas folhas apresentarem uma coloração marrom-amarelada.

Agora é só aproveitar! Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos! 

Comentários
Voltar para a página inicial