Aprenda métodos para desidratar frutas

  • 25 de setembro de 2015
  • Categoria: Árvores
Se você já ouviu falar em desidratar frutas, mas nunca fez por medo, ou por simplesmente não saber como fazer, este post é pra você! Você sabia que a conservação de frutas pelo método de retirar a água de seus tecidos é um hábito muito antigo? E que com isso se torna possível o uso das frutas fora do período de estação? Aproveite nossas dicas e aprenda como desidratar frutas!  

Há várias técnicas que exigem tempo e paciência. Podemos secar no forno, no micro-ondas ou ainda ao sol. Confira como desidratar maçãs, bananas e pêssegos:  

Maçãs
– Para desidratar maças, escolha exemplares perfeitos e sem machucados. Depois, lave as frutas e seque com um pano limpo. Em seguida, use um cortador de legumes ou processador para fatiar, vá colocando as fatias cortadas em recipiente, umedecendo com suco de limão e água. Após todas as frutas cortadas, seque em pano limpo, colocando em uma assadeira forrada com papel manteiga.
  A próxima etapa é levar ao forno baixo, revirando as fatias a cada 30 minutos. Quando formar uma casca seca estarão prontos. Deixe a forma no forno até esfriar. Guarde as fatias em recipiente fechado.  

Já para secar ao sol, proceda da mesma forma, no entanto coloque a forma em local com muitos raios solares. Proteja as fatias com tecido fino para evitar que aves como o sabiá devore-as.   Se você optar por secagem no micro-ondas, após limpar e fatiar, passe no suco de limão, coloque sobre papel manteiga direto na bandeja do micro-ondas. Em seguida, coloque em potência alta por 5 segundos, abra o forno, revire as fatias e novamente coloque em cinco segundos na potência alta. Repita o processo de duas a três vezes para que as fatias sejam desidratadas por completo.  

Bananas
- Como as bananas têm a proteção da casca, retire-as após a higienização do fruto.
Corte com a faca afiada lâminas ao longo do comprimento ou em rodelas. Coloque numa assadeira com papel manteiga ao sol com proteção de filó ou no forno convencional, seguindo o mesmo procedimento e cuidados usados para a secagem das maçãs.   O micro-ondas também poderá ser usado, mas aqui o cuidado deve ser maior para que não as queime. As fatias devem ficar secas, mas não torradas e quebradiças.  

Pêssegos
– O primeiro passo é lavar os frutos com uma escovinha macia ou esponja nova de cozinha. Seque e corte ao meio, retirando o caroço. No restante, o procedimento é igual como o da maçã. Por ter mais água nos tecidos, poderá levar mais tempo para secar.
 

Você sabe desidratar mais alguma outra fruta? Compartilhe conosco as suas dicas!  

Fonte: Faz Fácil

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial