Como cultivar orégano

  • 17 de setembro de 2015
  • Categoria: Dicas
O orégano é uma das ervas aromáticas mais usadas na cozinha, porque dá um sabor todo especial aos pratos. Provavelmente você já o inseriu em alguma receita, e se você adora o sabor das folhas dessa espécie, vai gostar ainda mais de saber que ele é fácil de cultivar. Que tal ter sempre a mão esse tempero? Preparamos este post recheado de dicas de como plantar e cuidar dessa plantinha. Que tal?

Na verdade, existem três formas de plantar orégano: por sementes, por divisão de touceiras ou por estaquia. O plantio por semente exige mais tempo para o crescimento das plantas e início da colheita, mas ele pode ser realizado no local definitivo da horta, em sementeiras ou vasos. Já o plantio por estaquia produz plantas idênticas à planta mãe e levam menos tempo para crescerem.

Se você optar por este método de propagação, corte ramos com aproximadamente 15 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo. Em seguida, mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes e então plante. Geralmente o espaçamento entre as plantas de orégano é de 30 cm.

Agora que já sabemos quais métodos de cultivo são mais indicados é hora de prestar atenção em outras dicas para que a planta se desenvolva bem. Vamos começar pelo solo que deve ser bem drenado, de preferência fértil e mantido levemente úmido.

Sobre o clima, a planta se desenvolve melhor em temperaturas amenas ou moderadamente quentes. O ideal é que a temperatura seja entre 21 e 25 °C. Outro detalhe importante é que a planta deve receber luz solar direta por algumas horas diárias. Quanto mais luz solar receber, mais aromáticas suas folhas serão.

A parte final é a colheita que deve ser iniciada quando a planta estiver com pelo menos 20 cm de altura, lembrando que ela pode chegar até 80 cm. Seguindo todas essas dicas, cultivando em clima adequado e em boas condições, seu orégano pode produzir por até 5 anos. Incrível, né?

Então não perca mais tempo, e cultive já esse tempero tão saboroso! 

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial