Como cuidar de uma Figueira Chilena?

Nome: Josiane Perriy
Cidade: Curitiba – PR
Pergunta: Tenho uma figueira chilena no Jardim. A intenção é ter sombra. As folhas estão ficando queimadas nas beiradas. O que fazer?

Resposta: Olá Josiane, tudo bem? Agradecemos pelo contato!
A queima das folhas pode ser falta ou excesso de água, ou falta de adubação. Verifique se não está acumulando água na região em que está plantada, podendo esse ser um sinal que o solo não está drenando. Uma adubação rica em matéria orgânica, pode também ajudar na vitalidade da mesma. É recomendado observar esses cuidados e realizar a poda das folhas e galhos secos.

Espero ter ajudado!
Fágner Henrique Heldt
Biólogo

Um comentário
  1. A minha não desenvolvia, coloquei adubo orgânico para árvore e Ureia ficou linda. Mas tem que ser pouquinho lá de vem em quando para não queimar a árvore.

    1. Que bom que deu certo e que nossas dicas te ajudam, Adair! Fique ligado nas próximas postagens.

  2. tenho algumas duvidas.
    Moro no rio Grande do sul, cobri a minha figueira mais com a geada queimou as pontas dos galhos. O que devo fazer ar nao perder ela°
    Sobre água, preciso molhar frequentemente ou não°
    Preciso fazer poda no inverno ou não
    Os frutos são comestível e se for como preparar.
    Obrigado

    1. Olá, tudo bem? Agradecemos pelo seu comentário.
      De maneira geral, todos os frutos das figueiras são comestíveis, embora alguns sejam mais palatáveis que outros, havendo várias maneiras de efetuar o seu preparo. Em relação às pontas dos galhos que queimaram, é aconselhável a poda dos mesmos, bem como podas de formação ou para retirada de galhos desformes e que apresentem alguma anomalia ou patologia. Já em relação as regas, devem ser realizadas quando o solo ou substrato se apresentarem secos. Esperamos ter tirado sua dúvida e permanecemos à disposição.
      Fágner Henrique Heldt – Biólogo

  3. Bom dia, Gostaria de saber se necessário eu podar a minha figueira todo ano? Se sim qual a melhor época para podar? e como faço essa poda de maneira correta? A minha figueira está grande tem quase 3 anos e faz muita sombra apesar de estar caindo muito as folhas eu não gostaria de poda-la.

    1. Olá Junior, tudo bem? Não é necessário podar a figueira! As podas devem ser para manutenção da mesma, como por exemplo, a retirada de galhos secos ou que estejam em discrepância com o crescimento normal da mesma. No período de inverno é normal a queda das folhas. Esperamos ter ajudado!
      Fágner Heldt – Biólogo.

    1. Olá Claudete, tudo bem? Pode ser vários os motivos, desde falta de água e nutrientes até a não adaptação do exemplar as condições climáticas do local onde foi realizado o plantio. Outro problema pode ser que a mesma já possuía alguma patologia. Diante ao exposto e para tentar ajudar, verifique as condições de drenagem do local onde a mesma foi plantada, se ao regar não está acumulando muita água. Realize também podas das folhas e seca e amareladas bem como dos galhos também. Adube com terra rica em matéria orgânica e verifique qualquer anomalia. Espero ter ajudado e boa sorte na manutenção de sua planta.
      Fágner Heldt – Biólogo.

  4. bom dia, plantei duas figueiras chilenas com aproximadamente 2 metros, consegui cuidar nas geadas, e não sofreram, todas as folhas já são novas. Porem agora algumas estão cheias de furos, tenho vistoriado e não encontro insetos, lesmas, fungos, o que pode ser??
    Obrigado

    1. Olá Edgar! Pode ser pássaros, ou larvas que não tenha observado, alem desses podem ser Coleópteros (Besouros) e o próprio vento, bem como pessoas. Seria interessante que enviasse uma imagem para tentar ajudar a identificar. Esperamos ter ajudado!
      Fágner Hedlt – Biólogo.

  5. Boa noite. Plantei uma figueira chilena a dois anos atrás, no inverno cobri a mesma e consegui manter viva da geada sendo que morro em região fria. Neste ano o inverno foi muito rigoroso, e como a planta estava com um porte mediano não fiz a proteção.
    A geada derrubou totalmente as folhas e secou a ponta dos galhos, onde fiz a retirada das folhas secas e podei os galhos secos. Após realizar a poda os galhos ficaram soltando água até secar suas pontas novamente.
    O que aconteceu é que não brotou nos galhos e sim no caule da planta formando 3 a 4 brotos, e os galhos secaram em suas extremidades.
    O que devo fazer para sua condução?
    Desde já agradeço.

    1. Olá Ricardo! Primeiramente você deve verificar se onde a planta está plantada não está acumulando excesso de água. Verifique se tem uma boa drenagem. O excesso de água muitas vezes prejudica as raízes (apodrece) e as mesmas não conseguem absorver seus nutrientes. Uma adubação rica em matéria orgânica também irá ajudar. No momento é aconselhável que não realize a poda esperando os brotos estarem mais estabelecer para depois realizar uma poda de manutenção dos galhos secos. Esperamos ter ajudado.
      Fágner Heldt – Biólogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *