Benefícios da jardinagem para o corpo humano

  • 10 de fevereiro de 2015
  • Categoria: Dicas
E você que achava que cuidar do seu jardim apenas deixaria a sua casa mais bonita. Errado! Também deixa você muito mais calmo e diminui o nível de estresse. Nesse post vamos falar sobre os benefícios da jardinagem e todas as melhorias que eles trazem para a sua vida. Então se prepare para colocar as mãos à obra! Vale ter um jardim florido, uma horta toda cheia de temperos ou plantar vegetais.

Pesquisas realizadas na Faculdade de Medicina da Universidade de Nevada (Estados Unidos) indicam que o ato de parar e sair da correria do cotidiano para entrar em contato com a natureza pode passar um sentimento de liberdade que é intrínseca nos seres humanos. Além da qualidade de vida melhorada com os diversos produtos plantados sem agrotóxicos, o sentimento de nervosismo e ansiedade também é diminuído.

Os benefícios não param por aí! Um recente estudo publicado por Carl J. Caspersen no American Journal of Epidemiology, mostrou que a jardinagem pode ser mais relaxante do que várias outras formas de lazer. Em um teste, pessoas diferentes foram divididas em dois grupos, um que leria em espaço fechado e outro que leria no jardim. Foi comprovado que através dos benefícios da jarginagem, as pessoas que leram no jardim estavam com o humor melhor do que as pessoas que leram em lugares fechados.

Por nosso dia a dia atribulado, precisamos prestar atenção em várias coisas, celular, e-mail, trânsito... Mas isso tem um limite e quando passamos dele, acabamos ficando mal humorados, com fadiga de atenção e irritados. Mas não se preocupe, essas condições são reversíveis e os benefícios da jardinagem auxiliam nessa reversão. Que tal trocar o seu celular pela horta durante uma hora por dia? A melhora já vai ser significativa!


A depressão, conhecida como mal do século, ao lado do estresse, também pode ser combatida com um pouco de jardinagem. Em um estudo realizado na Noruega, pessoas diagnosticadas com depressão, mau humor persistente ou transtorno bipolar passaram seis horas por semana cultivando flores e legumes. Após o tempo determinado (3 meses), os avanços dos pacientes era muito visível e o bom humor continuou mesmo três meses depois do final do programa de jardinagem.

Quer começar também? Você não precisa de um grande jardim para se beneficiar com a jardinagem. Se você tem pouco espaço, vale plantar até em pequenos recipientes, como vasos e baldes, desde que estejam limpos e tenham buracos na parte inferior. Aproveite de todos os benefícios da jardinagem. Como você cuida do seu jardim? Conte nos comentários!

Fonte: Hype Science e Revista Viva Saúde.

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