Limpando o ar da casa com plantas

  • 05 de fevereiro de 2015
  • Categoria: Dicas
O verão está aí e as janelas da sua casa estão abertas. Mesmo com essa ventilação, nada vai garantir que esse ar é puro, ainda mais se você vive em uma área urbana ou perto de uma grande metrópole. Nesse post vamos indicar algumas plantas que podem ajudar na limpeza do ar dentro da sua casa! 

Ainda passamos pelo problema de ficar 24 horas com o ar condicionado ligado para fugirmos do calor. Você sabia que uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar com capacidade de 2.500 kcal cada, funcionando 20 horas por dia? Claro, você não precisa ter uma árvore dentro de casa, mas algumas plantas vão deixar o ar mais puro e o ambiente mais fresquinho.

Tudo o que está no ambiente da sua casa (os móveis, vidros e tecidos) libera algum tipo de componente químico no ar. Os mais comuns são benzeno, xileno, aldeído e tricloroetileno. Em ambientes bem ventilados, a ação desses componentes é mais fraca pela quantidade de ar no local, porém, novamente, se você mora na zona urbana... Nenhuma quantidade de ar vai ser o bastante. As plantas são purificadoras e todas as listas aqui se adaptam bem a pouca exposição ao sol e pouca rega.

O Clorofito é uma planta bem resistente que precisa rega diária no verão e duas vezes por semana no inverno. Não muito grande, essa planta vive bem em lugares claros e não necessita de exposição direta ao sol. A Dracena é bem parecida com o Clorofito, porém não gosta de lugares frios. Então, se você mora na serra ou mais no sul do país, é melhor optar pela primeira.

Samambaias são ótimas purificadoras de ar também. Elas não gostam de exposição direta ao sol e preferem receber luz modera em determinados horários do dia (por exemplo, uma hora por dia). A rega deve ser feita diariamente, garantindo que o maxixe fique apenas úmido. Mas, atenção! Procure não deixa-la pendurada em uma área de corrente de ar direta.

Quais as plantas que você tem em casa? Sabe de mais alguma para purificar o ar? Conte para a gente nos comentários!


Fonte: Casa Abril
Comentários
Voltar para a página inicial