10 dicas para acertar no plantio de árvores

10 dicas para acertar no plantio de árvores

Pretende plantar uma árvore no seu espaço? Nós temos dicas bacanas que podem lhe ajudar neste processo. Veja o passo a passo:

1. Espaço correto: a escolha do espaço é fundamental para o desenvolvimento de sua verdinha. Alguns aspectos devem ser levados em consideração, não apenas o tamanho final da árvore, mas também a região, aspectos urbanos e clima.

2. Época ideal: o período ideal para plantar árvores é sempre durante a seca e o frio, algumas até mesmo durante a primavera. É sempre importante realizar uma pesquisa sobre o plantio adequado de cada espécie, pois cada uma tem o crescimento diferenciado.

3. Qualidade da planta: evite comprar plantas que estejam floridas ou para florescer. Verifique se a muda está saudável e nova. Raízes enoveladas ou saindo pelos furos de drenagem indicam que a muda é velha, que deveria ter contando com a manutenção e até mesmo plantada em outro recipiente. Observe se não existem algumas pragas ou doenças antes do plantio.

4. Que tamanho deve ter o buraco: quando escolher o local para o plantio, deixe a preguiça de lado; a cova deve ter duas vezes mais o tamanho do torrão. O tamanho do buraco interfere diretamente na adaptação da muda. Por isso a dica é quanto mais largo e profundo melhor para o torrão.

5. Fertilização do solo: é importante separar uma parte do solo e fertilizar. Os adubos ricos em fósforo, potássio e matéria orgânica, auxiliam no desenvolvimento inicial das raízes. É bacana colocar um pouco desses nutrientes no fundo da cova, isso proporcionará benefícios à verdinha.

6. Terra preparada: quando colocar o torrão preencha os espaços com terra fertilizada, compactando aos poucos. Se deixar espaços de ar, a plantinha pode ter problemas, elas ficam desidratadas, quando você regar a terra acaba escoando por estes espaços abertos, provocando o desnivelamento ao solo.

7. Proteja sua árvore: este processo varia de acordo com o local do plantio, muitas vezes é necessário proteger a muda de animais ou até mesmo das condições climáticas. Tome as medidas necessárias para manter sua verdinha em bom estado. Cercado, estaquinhas, pedras e produtos caseiros ajudam a manter longe os predadores.

8. Proteja o solo: se plantar na calçada coloque alguma forração ou proteção drenante para que o solo não se perca com as chuvas. Em jardins é bom utilizar forrações vivas, mas é importante que esta ação não toque no caule da planta. Essas forrações protegem o solo, evitando que surjam as pequenas daninhas.

9. Não se esqueça das regas: logo que plantadas, as plantinhas necessitam de muita hidratação. A irrigação suplementar e a manutenção são fundamentais para o desenvolvimento saudável. A rega também auxilia nas ações do solo, aumentando o contato da terra com as raízes. Em um primeiro momento regue e observe o que acontece, após mantenha o hábito diariamente, mas notando as suas necessidades sempre. Geralmente é possível parar de irrigar, após o primeiro ano do plantio, deixando apenas para momentos de muita estiagem.
10. Não fertilize: parece até estranho, mas a fertilização após o plantio não é recomendada, pois em alguns casos acaba queimando as raízes. Deixe esta ação para o segundo ano da muda.

E aí, vamos colocar as dicas em prática e ver os resultados? Plantar uma árvore é sempre uma boa atitude, além de usufruir dos benefícios produzidos pelas verdinhas, você estará contribuindo com o meio ambiente. Aqui no blog contamos com outras informações sobre o plantio e como manter saudável algumas verdinhas específicas. Confira!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *